E há sócios, simpatizantes e adeptos de outros clubes, de outras associações e agremiações que sofrem, vibram e palpitam pelo seu símbolo e pelas suas cores, sem desprimor pelos outros mas sem um segundo afeto que seja. Tem um só amor! Aquele e mais nenhum.
Os melhores adeptos não se medem pelo número do seu rebanho, nem pelo número de títulos e conquistas, nem pelo exponencial apoio e cobertura de uma comunicação social e imprensa que apenas rodeiam os mesmos de sempre.
Os melhores adeptos são únicos pois sofrem eternidades às mãos (ou aos pés) dos seus adversários ditos grandes. Sofrem olvidados durante jornadas até chegar aquele jogo que pode decidir algo ou ajudar a complicar as contas dos outros.
Suportam a dor, em solidão com os seus, imaginando o dia de uma glória que seja, mesmo que efémera e isolada. Sonham com uma goleada àquele grande no seu reduto, um lugar numa final de uma taça ou até mesmo a sua conquista, ou até um lugar europeu - algo que para os ditos grandes pode não passar de mais do mesmo mas que no coração dos melhores adeptos é o maior motivo de orgulho e felicidade.
Há lá sentimento mais nobre que envergar as cores e símbolo do clube da sua cidade, do seu bairro, do seu coração? Sentimento esse passado de avós e pais para filhos usque ad finem tempus, uma herança imaterial que sustenta uma cultura, uma comunidade, uma tribo.
Os melhores adeptos não são os que andam com barrigadas de sucessos e fortuna, não são os que acostumados às vitórias já as dão como garantidas e mais não querem que apenas ganhar sempre e humilhar os demais.
Os melhores adeptos são os outros, que apesar de tudo e contra tudo e todos ainda resistem e dão valor ao pouco que tem.
São os que alimentam a esperança de ganhar algo e almejam um dia serem campeões.
Os melhores adeptos são os que enchem estádios vazios com meia centena dos seus, são os sabem que o mais certo é perder mas acreditam que é sempre possível ganhar... e quando ganham explodem e vibram como mais nenhum outro adepto.
Os melhores adeptos são uma imensa minoria... mas que existe e perdurará!
Força Vitória! Viva o Belém!
Siga-nos no Facebook em:
Configure o seu leitor de PodCast com o feed em:
No comments:
Post a Comment